É UMA PESSOA CORAJOSA?

É UMA PESSOA CORAJOSA?

Quando se fala de coragem, logo pensamos em enfrentar algum perigo, sermos desafiado pela natureza. Uma das definições de coragem que mais gosto é a de Francesco Alberoni, sociólogo italiano. Diz ele: “A coragem é levantar-se todas as manhãs sabendo que vais ter de enfrentar um mundo perverso e manter um espírito sereno para fazer um pouco de bem sem esperar o reconhecimento de ninguém”.

Transpondo isto para o coaching, coragem pode ser simplesmente fazer aquilo que se deve fazer. Para além da coragem, também é necessário ter determinação.

Isso só é possível quando refletimos sobre os nossos comportamentos e ações. É isso que um coach faz, ajudar alguém por meio da autoreflexão a movimentar-se em direção às suas metas e objetivos. No fundo, fazer com que o coachee saia da sua zona de conforto.

Persistir no mesmo caminho, sem obter os resultados que se esperam, é insanidade. Quem o disse foi Albert Einstein. Se não consegue atingir os seus objetivos e metas, mude aquilo que habitualmente faz. Ouça Einstein. Tenha a ousadia de fazer diferente e talvez os resultados que tanto anseia, apareçam.

A nossa cultura exige que sejamos sempre o melhor. Muitos pais exigem dos seus filhos a melhor nota da turma ou o primeiro lugar de qualquer atividade. Felizmente, os meus pais sempre me educaram para ser o melhor aluno que eu podia ser. E acredito que esta é a melhor pedagogia. Quando o foco é ser o primeiro da lista, a pessoa pode entrar num stress com essa responsabilidade de ter que ser o melhor, podendo provocar uma enorme ansiedade e depressão. Conheço alguns exemplos elucidativos disso.

Dar o melhor de si, foi sempre a minha filosofia de vida. Procurei ser sempre o melhor aluno, amigo, filho, pai, marido… que podia ser. Há já algum tempo, também procuro ser o melhor coach que eu posso ser. É esta a minha filosofia de vida.

Dar o melhor de si, exige coragem e determinação. Só assim é que podemos alcançar as nossas metas e objetivos de vida.

É uma pessoa corajosa?

Deixe uma resposta