QUALIDADE DE VIDA

QUALIDADE DE VIDA

Qualidade de vida é um termo que indica o nível das condições básicas e suplementares do ser humano. Estas condições envolvem vários aspetos, como por exemplo: bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, para além dos relacionamentos sociais (como por exemplo família e amigos), saúde, educação.

Qualidade de vida é uma noção que é muito ampla e depende de individuo para indivíduo. De uma forma geral podemos dizer que tem a ver com encontrar o equilíbrio pessoal e diminuir o stress das situações do dia-a-dia, a fim de alcançar a autoestima e o bem-estar.

Em termos humanos, os indivíduos são mais diferentes do que iguais, daí que o termo qualidade significa diferentes coisas para cada indivíduo.

Para si, o que mais valoriza na qualidade de vida?

Ter qualidade de vida é termos o que nos faz feliz? É o que nos traz felicidade?

Para além dos amigos e da família, sempre integrei na minha qualidade de vida dois aspetos: a minha profissão e a prática do exercício físico. A profissão, porque dou muito valor àquilo que faço e o sentir-me bem passa, em primeiro lugar, pelo autorreconhecimento do impacto que as minhas ações, como professor e coach, têm no crescimento dos outros. O exercício físico, porque entendo o esforço como uma purificação do corpo e do espírito, o que me traz paz e tranquilidade.

Mas há um outro aspeto da qualidade de vida: o direito à diferença da pessoa humana, sem juízos e julgamentos. Por isso, a qualidade de vida também acontece quando aceitamos o outro com as suas diferenças e idiossincrasias.

Deixe uma resposta