TENHA UMA MENTE CRIATIVA

TENHA UMA MENTE CRIATIVA

Augusto Cury diz-nos que frente a uma situação de conflito pessoal, devemos sempre questionar-nos sobre o que está por detrás daquela pessoa e ver efetivamente o que a leva a ter aquelas reações.

Em vez de a criticar e a diminuir, desperte em si o estado de curiosidade e suspenda todo o seu julgamento.

Será isso possível? Penso que sim.

Segundo Bob Deutsch, ser curioso e suspender todo o tipo de julgamento é uma das cinco capacidades que o ser humano tem para desenvolver a sua mente criativa.

Ao longo da minha vida, fui criando, como qualquer pessoa, a minha cultura pessoal. Todos os dias a vou renovando, principalmente, a partir dos ensinamentos que vou recolhendo das pessoas com quem convivo, mas também dos momentos de autoanálise a que me sujeito, de forma voluntária.

Sempre senti o gosto pela descoberta, pelo novo, pelo diferente. A minha curiosidade, projeta-me num mundo por vezes desconhecido, mas ao mesmo tempo aliciante – o mundo das relações humanas.

Para que possa contribuir para um mundo melhor, procure abrir os seus horizontes e a sua cultura pessoal. Tente aprender consigo mesmo e com os outros e predisponha-se a tentar compreender, a escutar, a observar aquilo que à partida parece contrário às suas ideias. Verá, então, que ao longo deste processo, irá transformar-se, sendo outro sem deixar de ser você mesmo.

O mundo precisa de si!

Deixe uma resposta